sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Obras de ampliação do aeroporto de Rio Preto começaram


A obra de ampliação do terminal de passageiros e do estacionamento do aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino, esperada por anos por rio-pretenses frequentadores do espaço, começou oficialmente esta semana sob o comando da construtora Engerb.Todo o projeto custa aproximadamente R$ 18 milhões, bancado pelo Governo Estadual. 

As máquinas estão trabalhando inicialmente na área onde era o antigo estacionamento, ao lado do terminal, região onde será feita a expansão. As obras são voltadas para a preparação e mobilização de pessoas e equipamentos no aeroporto, com a adequação necessária e remoção de interferências, como cabeamento, outdoor etc. Com isso, o estacionamento de veículos será realocado para uma área adjacente a avenida dos Estudantes e ao novo terminal. 

A mobilização começou em dezembro, como previsto no ato da assinatura do projeto, com o planejamento e o preparo da estratégia e logística para a execução dos serviços para que haja o mínimo de interferência na operacionalidade geral do aeroporto. Ao todo, serão aproximadamente 60 trabalhadores responsáveis pela obra que tem execução total prevista de 20 meses, tendo começado em dezembro de 2013 e com a conclusão prevista para agosto de 2015. 

O pacote de obras prevê a ampliação do terminal de passageiros dos atuais 2.250 metros quadrados para 5.900 metros quadrados. A nova área contará com saguão central, salas de embarque e desembarque, áreas para check-in e check-out, esteiras, raio-x para inspeção de bagagens, sistema de climatização e área para vistoria de bagagens despachadas. 

O terminal contará também com cobertura do sistema viário para embarque e desembarque, que visa proteger os passageiros de condições climáticas adversas como chuvas. Também serão disponibilizados espaços para implantação de serviços cujo intuito é proporcionar mais conforto aos usuários, como cafeteria, lanchonete, restaurante, lojas, locadoras de veículos, bancos, entre outros. Já o estacionamento, que hoje conta com um total de 140 vagas disponíveis, passará a comportar 300 veículos após a expansão. 

Fluxo 

O aeroporto de Rio Preto é o segundo maior em movimentação do Estado de São Paulo dentre os administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), atrás apenas do de Ribeirão Preto. Em dezembro de 2013, a movimentação de passageiros apresentou crescimento de 3,68% em relação ao mês anteriore. 

Foram 64.759 passageiros em novembro, entre regulares e não regulares, embarques e desembarques, contra 67.143 em dezembro. O crescimento foi ainda maior quando comparado com dezembro de 2012. O número de passageiros saltou de 63.607 em dezembro de 2012 para 67.143 em dezembro de 2013, um aumento de 5,56%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário